sexta-feira, 3 de junho de 2011

Bom para começar o dia!

AINDA HÁ TEMPO

“Nunca é tarde demais para ser aquilo que você deveria ser”.

                Ouço constantemente pessoas dizerem que não há mais tempo para fazerem algo, desenvolverem um projeto ou mesmo mudar radicalmente de vida. Ouvi, há poucos dias, uma pessoa, em prantos, comentar que “gostaria muito de retornar no tempo”, pois ela não se sentia mais capacitada a mudar de vida. Minha resposta àquele coração ferido foi: “ainda há tempo”. Eu realmente creio nisso. Acredito plenamente que mudanças, por mais radicais que sejam, são possíveis em qualquer tempo. Para os jovens talvez seja mais fácil, mas até os idosos podem mudar. Crer nisso me faz olhar para a vida com o dinamismo encontrado nas Escrituras, onde afirmações do tipo: “os que esperam no Senhor renovarão as suas forças,
subirão com asas como águias, correrão e não se cansarão, caminharão e não se fatigarão" (Isaías 40.31), nos desafiam a encontrarmos forças em Deus e promovermos mudanças em nossa vida para que experimentemos “a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” (Romanos 12:2).
            Há tempo para fazer muitas coisas, promover muitas mudanças. A questão é entender que “há tempo para todo propósito debaixo do céu” (Eclesiastes 3.1). Há tempo, mas talvez faltem propósitos. Faltem planos elaborados e, até mesmo, força de vontade para lutar e prosseguir. Muitas pessoas dizem não haver mais tempo porque estão cansadas, se entregaram diante de muitas lutas e agora só veem um futuro pessimista e de pequenas realizações. Nós podemos ter uma visão diferente. Tudo depende de fé e de iniciativa. George Eliot declarou que “nunca é tarde demais para ser aquilo que você deveria ser”. Aqui há uma dica para desafiarmos o tempo. O propósito de “ser” nos dá força para mudar, para agir, para traçar novos planos.
            Não desista. Se hoje você não pode fazer algo, não diga que “não há mais tempo”. Talvez a expressão mais correta seja “ainda não chegou o tempo”. Limitações, por vezes, apenas nos dão a clareza de que teremos de lutar mais. Teremos de aguardar um pouquinho mais. Mas, ainda assim, haverá tempo para fazer e, muito mais, – SER!
            Ainda há tempo. Sonhe, planeje e se esforce. E, por favor, tire de seu vocabulário essa frase desanimadora e limitadora – “não há mais tempo”. Desafio você a fazer planos e dizer, com toda a confiança: AINDA HÁ TEMPO. Assim creio e pratico.

Guilherme de Amorim Ávilla Gimenez
Pastor Titular da Igreja Batista Betel
Junho de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário