domingo, 16 de maio de 2010

"A caneta é mais poderosa que a espada" - Benjamin Franklin

"Se você não quer ser esquecido quando morrer, escreva coisas que vale a pena ler ou faça coisas que vale a pena escrever."
Benjamin Franklin



Estou trabalhando nisso. A vida tem que valer a pena, certo!? Já temos fé, temos o que comer, temos o que vestir, temos onde morar, amamos e somos amados. Então já temos muito o que deixar para os outros. Se tiver filhos, quero que leiam o que pensei, que tenham orgulho, não porque escrevi bonito, mas porque me conheceram e então dirão "o que ela pensa corresponde às atitudes dela". Um ser humano sem palavra, não vai muito longe, certo!? Esse é o meu esforço.

Ontem meu marido leu uma "piadinha" no jornal, dizendo que os ingleses gastam 6 meses da vida, falando sobre o tempo. Sempre acho engraçadas essas frases do tipo passamos "tantos anos da vida" dormindo, ou outros "tantos anos da vida" no trânsito e etc. Mas imediatamente, pensei no que fazem os cristãos, ou os que se chamam cristãos em meses ou anos da vida. Será que falam de Cristo aos outros durante ... 1/3 de sua vida cristã, visitam irmãos doentes por 8 meses, preparam sermões por 2 anos de sua vida, preparam atividades durante 2 anos e 6 meses de suas vidas, etc.Ou que passassem anos de sua vida pensando em Filipenses 4:8, pois então suas atitudes seriam mais doces. Mas não vi muito disso. O que vejo são pessoas que passam metade de sua vida "dizendo-se cristãos", mas o que sai da boca delas leva também muitos anos para eu digerir. Também passam anos e anos mentindo sobre seus "irmãos em Cristo", outros tantos anos fazendo fofoca dos líderes e dos trabalhos da igreja e a que mais me desaponta, passam muito tempo, mas muito tempo mesmo, criando competição entre os trabalhos da igreja. Essa é a coisa mais ridícula que já vi. Não sei se vou morrer de morte matada ou morrida, mas se eu estiver no meu leito de morte, vou sacar meu laptop e vou contabilizar quantos anos da minha vida vi essa mesma miséria da parte dos crentes, pois desde que me entendo por gente dentro de uma igreja, vejo os trabalhos em competição por causa de uma ou duas ou no máximo três cabeças que se acham muito cheias de visão, muito inteligentes e muito "líderes".

E agora, com 33 anos de idade, cansei... por isso decidi registrar minha indignação. Como diria Benjamim Franklin, "deem-me 26 soldadinhos de chumbo e conquistarei o mundo". Ele se referia às letras do alfabeto moldadas em chumbo para a imprensa tipográfica. Quem dera minhas palavras conquistassem algumas poucas pessoas. Que conquistem as sábias, porque as tolas não aprendem nada mesmo. Isso é bíblico. Livro de Provérbios. Pode dar um pulo lá e conferir.

Estou meio decepcionada com o comportamento dos jovens de hoje. Eles crescem, ficam neuróticos pelos estudos e pela profissão. Encantam-se com os convites dos colegas de faculdade e esquecem tudo o que aprenderam a respeito de Deus.Encontram um novo conceito de felicidade que se contrapõe ao que aprenderam até então, como se fôssemos chamados para ser felizes e não santos. Agora, Feliz é o homem que anda segundo o conselho dos ímpios, que se detém no caminho dos pecadores, que se assenta na roda dos escarnecedores. O seu prazer está em fazer, falar, beber e cheirar o que bem entendem, convencer seus colegas a fazerem o mesmo porque a Lei do Senhor não faz o menor sentido para eles inclusive dentro da igreja. Infelizmente, incluo os jovens que passam anos de sua vida "dizendo-se crentes". Continue o "pseudo" salmo por sua própria conta.

Cada dia que passa ficamos sabendo dos "escândalos do sábado à noite", desde o que bebeu até cair, passando pelo o que ficou com todo mundo, até o que fumou de tudo e ainda postou as fotos no orkut, twitter, windows live, outros. Quando passo a pé em frente aos bares e "pubs" da cidade, me pergunto como pode um jovem crente, ou que se diz crente, gostar tanto de estar num ambiente fedorento, enchendo a cara, dando vexame, aquele barulho, copo quebrado para todo lado, gastando dinheiro... enfim... nunca vi situação tão patética. Mas os jovens "crentes" cada vez mais aprecisam o estilo de vida e passam anos de sua vida defendendo esse ponto de vista! Cuidado, porque lá no inferno, sentir-se-ão afinal recompensados.

Aí a gente olha para os que não foram tão longe, mas que fizeram o download da santidade. Eles ficam de repente super consagrados; são os crentes "thundercats" a "espada justiceira" deu "a visão além do alcance". Eles tem uma visão da situação da igreja... eles poderiam realmente alvoroçar o mundo. Mas acho que só querem dominar o mundo, não mudar o mundo. Já viu o Pinky e o Cérebro? Eles só querem dominar o mundo... mas depois que dominarem o mundo... o que vão fazer com ele!? Eu acho engrçado aqueles dois. Mas esse pessoalzinho talvez tenha também lido a frase de Benjamim Franklin. Só que eles pegam os 26 soldadinhos e os lideram à ruína! Envenenam os crentes novos, afastam os que já estavam se adaptando, esmagam os que estão trabalhando. Machucam os líderes com sua ingratidão doentia. Criticam a igreja porque não promove missões, mas eles estão sempre ocupados com o namoro e a faculdade. Quem faz missões somos você e eu! Se a igreja "congregada" não promover missões, ainda assim, Deus vai cobrar de mim e de você! Como vamos ganhar alguém para Cristo se quando ele chegar na igreja, vai aparecer um daqueles que "passa anos de sua vida falando" e vai dizer para ele que o trabalho do qual ele participa é para pessoas infantis, que é sempre a mesma coisa, esse lixo todo que eu já escuto há anos e que ele tem que ficar com outra turma, aquela dos thundercats.... ou do pinky e o cérebro...

Eles são tão consagrados, mas falam mal dos seus amigos e dos que foram seus líderes.
Eles tem tanta visão mas estão sempre ocupados então só lhes resta acusar a igreja de não fazer missões.
Eles tem tanto conhecimento bíblico mas ainda não aprendeream que suas línguas estão destruindo em lugar de construir.
Eles estão tão preocupados com o número de participantes do trabalho que presidem e daí tanta "competição", mas não se preocupam com o conteúdo dos membros de seu trabalho! Tem a extensão de um oceano e um palmo de profundidade.
Pensam que tem uma idéia nova, mas já passei anos de minha vida ouvindo a mesma ladainha! A quem estão querendo enganar!?

Para os jovens que querem engrandecer o Reino e não à sua bela "visão além do alcance", "sejam firmes, constantes, abundantes, porque o seu trabalho não é vão no Senhor"! Olhem para Jesus, que não se prendeu a idade, etnia, sexo, idioma, posição social. Ele olhava e ainda olha para a vida da pessoa e não para o número de pessoas! Com certeza tem espaço no céu. Mas lá não entram "números". Vidas entram. O mundo está cheio de pessoas precisando de Cristo. Cheio de pessoas que precisam conhecer a igreja. Esse bloco não está todo concentrado no outro ministério que tem mais gente ! Parece que o versículo mudou. O campo não é mais o mundo! Agora é o outro ministério! Os thundercats pensam que se o ministério "deles" tem pouca gente, é culpa do outro ministério que tem muita! Então saem falando as misérias que falam por meio de sua medíocre e míope visão. Para que eles cresçam é necessário que os outros diminuam. Nunca me esquecerei daquele ensaio, em que havia uma "comissão" sentada no fundo e que na saída foi convencer vários integrantes do coro a se mudarem para o coro dos jovens. A propósito, depois de um tempo passei a sentir falta de alguns deles na igreja. Quem os trará de volta?

Aos jovens que amam a Deus, não ouçam fofocas dentro da igreja e nem sejam condutores delas. Se você não souber como repreendê-las, assuma o que ouviu e deixe que alguém repreenda. Principalmente quando se critica o corpo de Cristo, os líderes, aqueles que têm experiência de vida e resolvem um problema em 1 frase. Tiro meu chapéu para eles. Quero passar anos da minha vida ouvindo o que eles dizem e observando suas atitudes frente às situações diversas dentro e fora da igreja.

Aos jovens que participam da liderança do Conexão. Lembrem-se do nome do ministério. É para conectar pessoas com o Reino de Deus acima de todas as coisas. O símbolo, que não é logo, tem significado. Tem uma mensagem. De dentro para fora e uns aos outros. Em holandês, existe uma palavra para mensagem que você recebe no celular (bericht) e outra palavra para mensagem (boodschap), que você ouve na igreja, por exemplo. Um dia perguntei a diferença para o esposo. E ele foi muito simples na resposta: a palavra " mensagem" (boodschap) que se refere à mensagem que você ouve do pastor, é uma mensagem que você recebe e tem que fazer algo a respeito. Curto e simples. Mas o que difere os crentes dos "que se dizem crentes", é exatamente o que eles fazem com a mensagem que recebem.

Se ouviu uma mensagem, faça algo a respeito, não caiam nas estatísticas daquilo que eu "vou passar a vida toda ouvindo".

Para terminar, digo que não se assustem com essas coisas. Mas que também não se misturem com elas.
As pessoas ainda precisam mudar e as atitudes erradas podem ficar para trás, se possível!

Digo que sempre haverá um problema. Ontem, enquanto dava uma manutenção no jardim junto com o esposo, fiquei encarregada de arrancar as "pragas". Elas eram bonitinhas; tinham folhas verdes, grandes, tinham até flores. Mas não tinham 3 cm de raíz. Saíam fácil na minha mão. Pareciam não ter importância. Mas com essa atitude "come-quieto" delas, já haviam matado várias partes da minha grama e já se aninhavam ao redor da minha videira. Precisamos arrancar o que destrói as vidas e especialmente as que estão começando a carreira cristã. Os adolescentes e juniores são as "graminhas" que precisam ser protegidas e cuidadas. Mesmo que a gente tenha que ficar ao sol, tenha que sujar as mãos, tenha que ver uns bichos esquisitos saindo da terra, a gente precisa encarar, tirar as pragas fora e ganhar as pessoas. Inclusive os thundercats. Não estranhem isso também!

Que ninguém os despreze por serem jovens. MAS que vocês também sejam exemplo aos fiéis e se você quer ser líder, o exemplo aos seus liderados! Sua reputação, sua consciência, sua vida tem que ser exemplo! O mundo já está cheio de escândalos e muitos crentes perdem a oportunidade de dizer que são diferentes, porque na verdade não estão buscando o padrão de Cristo. Então o mundo vai vendo a coisa afundar a gente senta e assiste porque através da nossa vida não estamos mostrando nada melhor... Isso os thundercats não conseguem ver, porque estão preocupados em esvaziar o ministério do outro andar em lugar de ir atrás dos perdidos!

Para quem estiver interessado em servir o Mestre, aí vai o conselho ao jovem!

II Timóteo 3:14-17
-"Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido,
-e que desde a infância sabes as sagradas letras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela que há em Cristo Jesus.
-Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça;
-para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente preparado para toda boa obra. "


Aquele abraço e que Deus nos abençoe nessa boa corrida!

Um comentário:

  1. Nossa...que tsunami essa análise...senti um "espírito de Habacuque" misturado com a "indignação de Natã" e a "ousadia de Jeremias"... O que me consola é que Deus sabe de todas as coisas e Ele é o Juiz...Escrevendo cada vez melhor, cunha...Abraços...Andréa

    ResponderExcluir