quinta-feira, 22 de abril de 2010

Ingrediente errado dá receita ruim


"Eita"

Foi isso o que eu disse quando provei o "pavê" que fiz para o esposo.

"Está bem diferente do que o que a sua mãe faz..."

Foi o que o esposo disse quando provou o "pavê" que eu fiz para ele.

Eu na verdade cheguei a imaginar que titica de passarinho tivesse o mesmo gosto do pavê que eu fiz.

A receita era muito simples. Leite, ovos, leite condensado, maisena, essência de baunilha.

Eu tinha tudo. Mas não a maisena correta, nem o leite condensado.
Aqui, maisena é igual praga. A gente vai ao mercado e só da marca maisena, há um monte de variações. O problema é que quando fui comprar maisena, em todas as caixas estava escrito "maisena para ... " e eu não sabia o que eram os "três pontinhos". Deve ter maisena para tudo quanto é tipo de comida diferente que fazem aqui. Fora, as outras marcas de "maisena". No fim, acabei chutando uma e errei na maisena. Comprei maisena em flocos. Só o fogo e quase oração para dissolver aquela coisa....

Mas já que comprei a caixa, vamos usar! Não ao desperdício!

Aí o leite condensado... esse leite condensado!
Falei com uma amiga brasileira que me disse " vá ao supermercado x, lá eles vendem leite condensado igual ao do Brasil... só não é tão doce, mas tem a mesma textura, tudo igualzinho".

Então um belo dia, disse ao esposo... "já que está saindo, poderia passar por favor no supermercado X e trazer isso "geconcentreerde melk", da "nestlè", que vem numa latinha".

Maravilha. Mas quando o mesmo chegou de volta, trazia uma caixa, que não era da nestlè e estava escrito em 3 línguas, sendo que uma delas, era "condensed milk". Ok, ta valendo.

Era só bater tudo no liquidificador, depois levar ao fogo, mexer até engrossar, colocar no pirex, deixar esfriar, botar na geladeira e depois comer.

Mas ingrediente errado pode estragar sua receita.
Quando abri a caixa do leite condensado, ele era um líquido. A maisena nao desmanchou por nada, antes, deixou minha massa toda "pintadinha". Para consentar, enchi de essência, gastei quase meio vidro, sendo que a receita original pedia algumas gotas.... e aí...o que aconteceu?
não engrossava! entao, mais maizena!

Aí quando cansei de tudo, coloquei no pirex e pensei "que seja".

Gelou....fui pegar, estava mole.
Provei, e então o que eu disse!? Sim! "Eita"

Tinha gosto de maizena.

O esposo, fez até uma cara de quem tinha muitas coisas em mente mas achava melhor não dizê-las..... hehehe

Poisé... foi tudo para o lixo.
Pela primeira vez, foi algo inteiro para o lixo...

Mas é óbvio... quando provei o excesso de leite condensado que sobrou, fiquei horrorizada! o negócio tinha gosto de leite passado... parecia um iogurte natural líquido, nada a ver com o nosso bom e velho "leite moça".

Poderia ter dado tudo muito certo. Mas não devo me esquecer de que ingredientes errados podem estragar a receita.

Há ingredientes importantes na vida das pessoas e têm sido deixados para trás... ou trocados por similares... Depois, não adianta reclamar! Porque a receita vai toda para o lixo.... Se for só o doce, menos mal... mas quando se trata de uma vida... aí é coisa feia... e triste...

Vamos cuidar da vida com muito carinho e com bons ingredientes! assim, seremos uma boa receita, agradaremos os que estão ao nosso redor e principalmente Aquele que está sempre disposto a fornecer os bons ingredientes.

Como diz o esposo, "vamos fazer algo com as nossas vidas"
Mas para isso, vamos usar os ingredientes certos!!!

Um abração!

Um comentário:

  1. Faltou apenas um momento de apelo...

    eu levanto a minha mão!

    Gostei mto do seu texto Silvinha!

    beijoo

    ResponderExcluir