quinta-feira, 15 de abril de 2010

às batatinhas!

Escrevo porque assim organizo as idéias.

E há algo que me impressiona há muito tempo por aqui e preciso registrar para não me esquecer dessa preciosa lição.

Quando me casei, vim para a Bélgica, junto com meus pais, minha cunhada e sua bebezinha na barriga.

Aqui, meu pai plantou tulipas em 2 vasos. Isso foi em setembro de 2009. Ele me deu instruções sobre como cuidar delas, sobre o adubo, sobre a água e segui as instruções.

Embora eu tenha visto plantas a vida toda devido à paixão e hobby do meu pai, não aprendi muito sobre elas. Zero para mim. Mas vou correr atrás do tempo perdido. "Ik moet de verloren tijd inhalen" como dizem os belgas.

Enfim. Assim que eles retornaram ao Brasil, o tempo mudou. Começamos a ter o "típico tempo belga", como dizem por aqui. Chuva, dias nublados e é claro, o frio que assuta siberiano.

E as batatinhas ficaram lá plantadinhas. E o tempo foi esfriando, esfriando, a grama congelou.
Eu andava por aí vestida até o último fio de cabelo, um mês de Bélgica e peguei uma gripe exótica, que até hoje, quando pego friagem sinto dores. Mas as batatinhas ficaram lá plantadinhas.
Depois a temperatura conseguiu cair muito mais, indo bem abaixo de zero. E ficou mais difícil ainda. E a chuva castigou. Testemunhei 12 dias seguidos de chuva forte.
Logo, veio a neve e por semanas, a paisagem era toda branca. Os vasos pareciam que esavam "espumando" ou que havia um cobertorzinho de algodão em cima deles. Mas o que estava plantado, estava plantado!
Depois, o tempo feio, o frio, o vento forte sempre presente.
E quando o pior do frio começou a passar, fui fazer uma outra visita às tulipas. E eis que havia um sinalzinho lá. Uma folhinha bonitinha, do tamanho do meu dedo indicador. Bem fechadinha. Bem enroladinha. Uma cor verde forte quase brilhante. Um bebê-folha!
E eu achei tão lindo! e fui até o outro vaso, quando cheguei lá, outro dedinho, então, um pouco menor, mas da mesma forma, cheio de vida! Fui contar para o marido! Ele ficou sem entender como era possível.
E pensei comigo: "como foram capazes de superar todas as intempéries e nascerem depois de quase 6 meses?"
Fiquei 3 semanas fora e quando voltei, elas estavam enormes! todas as folhas bonitas e dentro, as tulipinhas estavam sendo formadas. Uma delicadeza sem comparação, impossível de ser copiada. Mais uma vez pensei... "como pode algo tão frágil ser ao mesmo tempo tão forte!?"
E então pensei, vou trazer os vasos para perto de mim para que eu possa cuidar.
Daqui a pouco pensei "quem sou eu!? pois se tomando neve, ficando congelada, tomando chuva, sol, vento, as flores estão quase abrindo! Do que euzinha seria capaz de protegê-las!?
Hoje, aguardo ansiosamente pelas flores e quais cores elas terão. Se pudesse, gostaria de vê-las abrindo diante dos meus olhos! Elas são tulipas, flores lindas que nunca vi no Brasil e foram plantadas pelo meu pai.
De fato, nosso Pai planta muitas batatinhas de tulipas.... e por razões diversas, elas sofrem com as intempéries da vida.... às vezes são coisas pequenas, às vezes grandes. Às vezes, são verdadeiras catástrofes e nós não temos condição alguma de resolver. Nessa hora, precisamos lembrar que Deus vê. Mas especialmente, que Deus cuida e está no controle. Se não crermos nisso, não veremos as flores... porque perderemos a esperança e jogaremos o vaso fora ...
A seu tempo, Deus faz tudo formoso! Se as tulipas nascessem em dezembro no meio da neve, não aproveitariam o sol quente das últimas semanas. Se nascessem na época da chuva, apodreceriam. Se tentassem nascer na época em que estava tudo congelado... acho que não conseguiriam nascer hehe. Mas na hora certa delas, surpreendendo as pessoas, elas começaram a nascer, pequeninas, aparentemente frágeis, mas cheias de valor, porque Deus cuida delas.
Às flores MR, cada uma com seu colorido, seu perfume, sua forma e seu nome:
que Deus cuide de vocês a cada dia. Ainda que o tempo mude, continuem plantadas no solo do Senhor. Lá estão firmes. Podem ser castigadas pela neve, o gelo, a chuva, o vento. Mas continuam firmes no solo do Senhor.
Nós líderes, de onde quer que estivermos, estaremos sempre pedindo a Deus por vocês e cuidando dos vasos da melhor maneira que também aprendemos. Mas é Deus quem faz vocês brotarem e darem os flores lindas!
Parabéns por mais um ano juntas! Dentro do mesmo jardim, somos mais bonitas!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário