segunda-feira, 30 de maio de 2011

as coisas que continuo não entendendo...

vou escrevendo um pouco...
Ando meio... aliás muito insatisfeita com o que tem sido feito com a igreja... sobre a maneira como as pessoas dizem "minha religião" ou "minha igreja" ou até mesmo "meu pastor" diz, faz ou deixa de fazer isso ou aquilo. Está cada dia mais incomum ouvir alguém dizendo "a Bíblia diz isso a respeito", porque na verdade é mais fácil ir à igreja ou "comunidade", ou "casa disso e daquilo outro", ouvir o que falam lá, escrever no youtube, orkut, facebook, blog, sem nem saber se é verdade ou se é correto. Estou fartinha desses discursos baratos das pessoas "espirituais" que mais parecem umas puritanas, mas que na hora de dizer o que Deus fez por elas, dizem apenas que "Deus as faz felizes", ou que "a vida com Deus é muito melhor". Testemunho, tá difícil! Basta levantar a mão e bancar o espiritual no "palco" congregacional, mas quando se desce dali, não há bom dia, não há "olá como vai". Com todo o respeito, não creio que a Igreja tenha sido criada para obedecer às culturas e tradições. Pelo contrário, ela está acima das coisas que os homens criaram segundo suas conveniências. Lá em Atos, a Igreja crescia e caía na simpatia do povo! Hoje em dia  é a igreja que "precisa" ficar igual ao mundo para que quem já está lá dentro se sinta à vontade! hehehe

Continuo horrorizada com a "preguiça espiritual" de abrir a Bíblia, ou de meditar acerca de um texto, ou de simplesmente orar, sem ser para pedir a Deus que seja vitorioso. Aliás fico besta de ver, como os crentes de hoje são todos tão poderosos, "gloriosos", "vencedores", cheios de títulos, é levita, apóstolo, bispo, tem de um tudo! Logo terão patentes também e teremos que bater continência! Fora que logo teremos que aprender hebraico, usar túnica porque de vez em quando acho que ainda estamos no Velho Testamento.
E a idéia do "proibido pessoas perfeitas" tem sido interpretada como "Deus me ama e me aceita como eu sou", com um embasamento bastante obscuro. Não nos esqueçamos de que Deus não nos fez para continuarmos o que éramos. Também não oferece a Salvação, para que a pessoa continue a ser o que era. Ele nos chamou para ser santos e o exemplo é Cristo! Vida cristã exige alimento e crescimento todos os dias. É fazer uma coisa certa a mais e uma errada a menos! Orar, testemunhar, sobre todas as coisas amar e ter comunhão com Deus e com as pessoas. Obedecer! A esse verbo! Obedecer! Por que raramente o vemos nos "louvores" e nos "ministérios isso e aquilo" e etc... ? Eu me pergunto!
Mas é mais fácil falar assim com as pessoas, que tudo é lícito mas nem tudo convém, como se vida cristã fosse estômago de avestruz, onde você encontra de tudo hehe
É difícil ouvir alguem dizer que nós somos salvos pelos méritos de Cristo, porque se dependesse da gente, nós iríamos diretinho para o inferno! Nunca me esqueci de uma frase que li! Que mesmo que Deus nos mandasse direto para o inferno, ainda é digno de ser louvado, adorado e obedecido.
E acho por fim curioso, que quanto mais informação temos, mais livros, mais websites especializados, mais nomes criativos de igrejas e comunidades, mais o evangelho é diluído! Ao olhar para a geração dos meus pais, quando a igreja ficava no meio do nada  e só tinha telhado, penso no que foi que fez minha mãe perseverar na fé e criar os filhos na doutrina do Senhor. Isso continua curioso!
Mas parece que se isso tivesse que acontecer novamente, alguém teria que inventar uma "comunidade" com um nome bem exótico para que todos se interessassem por esse tipo de "cristianismo" de 50 anos atrás....enquanto que a Salvação, a mensagem, continuam a mesma!
O que está acontecendo afinal?

Nenhum comentário:

Postar um comentário